PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Nesta seção, são divulgadas informações referentes à realização de audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de incentivo à participação popular realizadas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

I. Ouvidoria

Acesse o site da Ouvidoria Geral da UFES (OG UFES) pelo link: www.ouvidoria.ufes.br.

O site da OG UFES fornece acesso aos relatórios de gestão do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal - Sistema e-OUV e também do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão Sistema e-SIC ambos administrados pela OG UFES. Além de apresentar informações sobre a atuação da ouvidoria e promoção da participação social.

A OG UFES disponibiliza relatórios e demais informações obre pedidos de informação no site www.sic.ufes.br

II. Audiências e consultas públicas

2019 Ufes, Ifes e MPF-ES realizam audiência pública em defesa das duas instituições de ensino
2016

- Audiência pública sobre cotas étnicos-raciais 

Ufes ouve opiniões sobre adesão ao Sisu

III. Conselhos e órgãos colegiados

IV. Conferências

2018

I Conferência de Ações Afirmativas da UFES

Em agosto de 2018 foi realizada a I Conferência de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Espírito Santo, convocada por meio da Portaria da Reitoria nº 956/2018, com objetivo de avaliar a trajetória de uma década de ações afirmativas na Ufes, tomando como marco o ingresso da primeira turma de estudantes pelo sistema de cotas, em 2008. A Conferência objetivou também construir uma agenda afirmativa que possa orientar, ética e politicamente, as práticas e planejamentos na universidade.

- Divulgação: I Conferência de Ações Afirmativas da UFES
- Relatório: Agenda Afirmativa e Portfólio da I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes

5ª Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas

O importante evento é uma parceria com a Roy Wilkins Center for Human Relations and Social Justice, da Universidade de Minnesota (EUA), que em outras oportunidades realizou o encontro nas cidades de Durban, Sidney e Minnesota.

O evento tem como objetivo  aprofundar o debate sobre um dos temas mais caros para a população negra diaspórica que são os efeitos econômicos danosos dos planos econômicos e reformas neoliberais praticados nos países que vivenciaram a experiência da escravidão e nos quais as populações negras ocupam os piores estratos sociais, sem perspectivas de elevação do nível social, disputando espaços numa sociedade absolutamente meritocrática.

- Site do evento

V. Outras ações

2018 CONGRESSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO PÚBLICA (CIPGP)

Última alteração 10/06/2019

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910