Ufes celebra 65 anos com marca e selo comemorativos

Publicado em 22 de Fevereiro de 2019 - 17:54

No dia 5 de maio deste ano a Ufes comemora 65 anos de existência. Para celebrar a data, várias atividades acadêmicas e culturais serão realizadas ao longo do ano. A primeira delas será o hasteamento da bandeira da Universidade, no dia 2 de maio, pela manhã, em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras.

As comemorações continuam no domingo, dia 5 de maio, quando acontecerá o Domingo de Lazer na Ufes, no campus de Goiabeiras. Além das oficinas e atividades esportivas e culturais gratuitas, outras atrações estão sendo preparadas para que toda a comunidade possa comemorar o aniversário da Ufes.

Também estarão na programação apresentações especiais da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), no Teatro Universitário, mostras de cinema no Cine Metrópolis e a realização da Feira Literária Capixaba (Flic).

Nos campi da Ufes em Alegre, Maruípe e São Mateus também haverá atividades comemorativas dos 65 anos. Os detalhes da programação serão divulgados nos veículos de comunicação da Universidade.

Selo

Outro marco do aniversário da Universidade será o lançamento de um selo filatélico e um carimbo comemorativos, com a logomarca dos 65 anos produzida pela Secretaria de Comunicação da Ufes. A primeira obliteração (carimbo) do selo será realizada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

O selo ficará sob posse da Ufes, podendo ser usado em correspondências oficiais enviadas pela Universidade, como presente para autoridades e para a composição de coleções filatélicas. O selo não será vendido nas agências.

Marca

A marca comemorativa dos 65 anos da Ufes foi desenvolvida pela Divisão de Publicidade da Secretaria de Comunicação da Ufes com base nos conceitos de diversidade, modernidade, alegria e dinamismo, características presentes no ambiente universitário. Clique (link is external)aqui(link is external) e saiba como fazer o download e as diversas formas de aplicação.(link is external)

Ela foi selecionada, dentre outros modelos apresentados, por meio de votação pelos membros que compõem a Comissão Organizadora dos 65 Anos da Universidade Federal do Espírito Santo, formada por representantes da Administração Central, Pró-Reitorias, Centros de Ensino, Sindicato dos Servidores e Associação dos Docentes. Junto com a marca, a Comissão também aprovou o slogan Ufes 65 anos: Escrevendo histórias.

O objetivo da marca é demonstrar que a instituição não parou no tempo. Ao contrário, segue atenta às atuais transformações ocorridas na sociedade, sendo um espaço público aberto ao debate e à proposição de novos caminhos.

As cores despojadas traduzem um sentimento de comemoração, de manifestação popular e de brasilidade, representada na aplicação do verde, do amarelo e do azul.

Já as tipografias, além de garantir boa legibilidade, têm a proposta de evocar características de uma universidade contemporânea, que tem no olhar para o futuro, a marca de sua história.

A marca e o slogan serão aplicados em documentos e peças comemorativas e de comunicação durante o ano de 2019. Também é possível aplicá-la nos perfis das redes sociais.

Texto: Thereza Marinho
Fonte: http://www.ufes.br/conteudo/ufes-celebra-65-anos-com-marca-e-selo-comemorativos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.